O episódio de ontem do programa digital ‘Eighteen’ foi uma jornada de autoconhecimento, reflexões e boas risadas com o comediante e roteirista Pahby. Em uma conversa franca com o apresentador Wallace Safra (@wallacesafrarj), Pahby (@pahby.br) compartilhou sua trajetória pessoal e profissional como uma pessoa LGBT no ramo da mídia e comunicação, revelando desafios, superações e aprendizados ao longo de sua carreira.
Pahby abriu seu coração ao falar sobre sua infância e adolescência, marcada por isolamento e falta de representatividade: “Eu cresci muito isolado do meio LGBT+, cresci em um lugar muito heteronormativo, escolas que eu era o único negro. E depois eu fui sequestrado, então precisei sair da escola e não tive essa vivência da adolescência. E quando eu fui para o carnaval, eu meio que fui forçado, porque a minha família sempre foi do carnaval. […] A medida que eu fui trabalhando no carnaval eu fui entendendo a paixão da minha família, e aí sim fui conhecendo mais pessoas LGBTs e negras com quem eu pudesse me identificar, mas também comecei a questionar por que eu era o único negro e ‘bicha’ na sala de imprensa?” Esse relato destacou a importância de espaços inclusivos e diversificados, e estarmos atentos a gerar espelhamento para os nossos e ocupar lugares de visibilidade.
A conversa também trouxe à tona a necessidade de construir um verdadeiro senso de comunidade dentro do movimento LGBTQIAPN+. Wallace Safra abordou a questão da falta de unidade entre os membros da comunidade, ressaltando que “em algum momento perdemos o respeito um pelo outro, estamos sempre diminuindo uns aos outros enquanto todos estão lutando pelo reconhecimento.” Pahby complementou com uma análise sobre o impacto das vivências difíceis na formação do caráter e da empatia dentro da comunidade: “Eu sempre recebi muito hate de dentro da comunidade. […] Nós temos uma vida muito difícil, com muito preconceito e privação. Nosso senso de empatia também é afetado por essas vivências. Mas eu acredito que em um futuro breve, as pessoas vão olhar para o outro com mais empatia”.
Além das conversas profundas, o programa manteve seu compromisso de ser uma plataforma que vai além do entretenimento, investindo em visibilidade e também em informação de moda. Wallace Safra mais uma vez surpreendeu o público com um look deslumbrante, desenhado e confeccionado exclusivamente pela talentosa estilista e drag queen Mady (@madybeeong), que gerou grande repercussão nas redes sociais. Além do look de ontem, Safra vestiu marcas importantes no cenário da moda brasileira durante essa sexta temporada, como Apartamento 03 (@apartamento03), Ciclo (@cicloarte), Carlos Penna (@carlos.penna.design), Wasabi (@usewasabi), ULA (@uladoring), entre outras.
Com apenas uma semana restante para o final da sexta temporada, o ‘Eighteen’ continua a entregar episódios impactantes e memoráveis. A próxima quinta-feira será a última desta temporada, prometendo fechar com chave de ouro e trazer ainda mais diálogos significativos e inspiradores para a comunidade LGBTQIAPN+. Não perca os últimos episódios desta temporada emocionante!
Onde:
Instagram – @wallacesafrarj
Youtube – Wallace Safra
TikTok – @wallacesafra
Spotify – Wallace Safra Oficial
Assessoria de comunicação: WSM/ @wsmcomunicacao
Produção executiva: Casa Rio / @casariobr
Fotografia: Andre Queiroz / @euandrequeiroz
Caio Ribeiro / @caio_ribeiro021