Enxuto será o primeiro supermercado certificado para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) - Revista Hover

• Os mais de 1.200 colaboradores de toda a rede receberão treinamentos e orientação de especialistas com relação aos consumidores neurodiversos;
• O objetivo é fazer das unidades do Enxuto locais preparados para receber a comunidade neurodiversa e atender suas necessidades;

De acordo com o estudo “Retratos do Autismo no Brasil em 2023”, realizado pelas startups Genial Care e Tismoo.me, estima-se que existam aproximadamente 6 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no país. Numa parceria inédita no setor, o Grupo Enxuto, rede de supermercados com mais de 40 lojas no interior de São Paulo, chamou o TEAcolher Brasil para se tornar o primeiro varejista alimentar certificado para receber pessoas neurodiversas em suas lojas.

O TEAcolher é um projeto social, sem fins lucrativos, que promove a inclusão de pessoas neurodiversas em diferentes setores da sociedade, oferecendo orientação técnica e mentoria para capacitar estabelecimentos a atenderem às necessidades dessa comunidade, tanto como colaboradores quanto como consumidores.

Com a parceria, os colaboradores das mais de 40 lojas da rede, distribuídas pela região de Campinas, Cosmópolis, Itupeva, Limeira, Piracicaba e Rio Claro, receberão treinamentos, mentoria e participarão de palestras e workshops ministrados por especialistas em neurodiversidade.

“Estamos empenhados em criar espaços onde todos os nossos clientes se sintam verdadeiramente acolhidos e respeitados. Esta parceria com o TEAcolher Brasil é um passo fundamental para tornar nossas unidades locais exemplos de inclusão e diversidade”, afirma Samuel Vânio Costa Júnior, CEO do Enxuto.

Por meio dos especialistas do TEAcolher Brasil, os colaboradores do Enxuto serão preparados para compreender e atender às demandas específicas dessa comunidade. O intuito é oferecer ao time do Enxuto a possibilidade de compreenderem o universo neurodiverso, para que saibam como agir em diferentes situações, fazendo das lojas do Enxuto, espaços acolhedores, respeitosos e seguros para todas as pessoas, independentemente de suas características neurodiversas.

A presidente do projeto TEAcolher Brasil, Luana Eloá, também destaca a importância dessa colaboração: “Estamos muito satisfeitos em receber o Enxuto Supermercados como nosso parceiro. Esta aliança não apenas contribuirá para a criação de espaços mais inclusivos, mas também é um passo significativo para transformar a sociedade em um lugar mais diverso e acolhedor para todos.”

“Estamos ansiosos para termos todos os nossos colaboradores 100% treinados, levando a informação e contribuindo para um ambiente mais inclusivo. Dessa forma reduzindo a discriminação e o preconceito, valorizando cada vez mais a capacidade de cada um e as suas limitações.”- Destaca Doane Christina Moda – Diretora de Marketing do Enxuto.

O projeto TEAcolher Brasil foi criado em 2018 em São Bernardo do Campo, pela advogada e mãe neuroatípica Luana Eloá, em busca do diagnóstico, tratamento adequado e inclusão escolar de seu filho autista Luhan Henry, hoje com 14 anos. Desde então, o projeto evoluiu para uma organização sem fins lucrativos que atende mais de 900 famílias na região do ABC Paulista, incentivando empresários a transformarem suas organizações em locais inclusivos e respeitosos para a comunidade neurodiversa, além de oferecer treinamento, mentorias e palestras educativas em todo o país.

Ações do Grupo Enxuto

Atendo as novidades do varejo, para proporcionar a seus clientes a melhor jornada de compra possível e referência em minimercados de proximidade, o Enxuto busca sempre trazer novas soluções inclusivas para a rotina de seus clientes, incorporando a tecnologia em diferentes setores para potencializar a assertividade dos serviços prestados. Por exemplo, para tornar as compras mais dinâmicas, a rede de supermercados foi a primeira a aderir ao uso do carrinho inteligente na América Latina. Além disso, colocou em prática, iniciativas como o caixa de bate-papo, para quem não está com pressa, o self-checkout para grandes compras e o cupom verde.

Recentemente, em parcerias com o Projeto Cardioproteção, desenvolvido por especialistas em coração e pessoas treinadas pela American Heart Association (AHA), está qualificando os seus colaboradores para tornar sua rede 100% cardioprotegida, promovendo encontros práticos para proteger a vida da equipe interna e seus clientes com um atendimento mais ágil.
O Grupo também inaugurou seu Centro de Distribuição de Proximidade, em Sumaré e fechou uma parceria com a Tamura Brasil, com objetivo de utilizar para abastecer 100% de suas operações, energia gerada em fazendas de painéis solares. Com a iniciativa além de minimizar o impacto ambiental de sua expansão a rede também consegue economizar até 15% nas contas de luz. Os planos de crescimento não param e a expectativa é que nos próximos dois anos o Grupo alcance 200 lojas do Enxuto Aqui em operação.

Share.