Constelação Familiar: metodologia que transforma vidas! Explica Andrea Emboaba - Revista Hover

Temos momentos em nossas vidas em que nada parece funcionar: projetos estagnados, relacionamentos desgastados e convivências conturbadas. Para lidar com essas questões, a Constelação Familiar se apresenta como uma metodologia que transforma vidas! Ela não só nos ajuda a compreender, mas também a transformar essas situações, tornando-se a base para uma vida fluida e próspera.

Hoje fizemos uma entrevista com a especialista Andrea Emboaba, terapeuta integrativa, especialista em Constelação Familiar e Alinhamento Sistêmico, além de várias Técnicas Vibracionais. Palestrante, escritora e treinadora de desenvolvimento humano. E pós- graduada em Constelação Familiar pela Hellinger Schule. Explica a importância da constelação familiar nas nossas vidas.

A constelação familiar é uma abordagem terapêutica desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger (1925-2019). Essa técnica busca identificar e resolver conflitos familiares que podem estar afetando o bem-estar emocional e psicológico de um indivíduo.

A sessão de constelação familiar, que pode ser feita em grupo ou individualmente, onde através de movimentos sistêmicos o constelado observa o que está oculto, o que está desorganizado em seu sistema familiar e assim conseguir mudar sua postura diante disso. Para isso, voluntários são escolhidos para representar membros da família do cliente em sessões em grupo, por exemplo. Nas sessões individuais on-line, bonecos ou quaisquer outros recursos podem ser usados para representar a família. O mediador, muitas vezes chamado de constelador, orienta o processo, observando as interações e as dinâmicas que surgem entre os representantes.

Durante a constelação, o cliente trabalha para explorar questões específicas relacionadas à sua família. Isso pode incluir conflitos não resolvidos, segredos familiares ou outros elementos que possam influenciar o equilíbrio do sistema familiar. A ideia central da constelação familiar é que existem leis sistêmicas que regem o funcionamento das famílias, e quando essas leis são violadas, podem surgir dificuldades.

A constelação familiar passou a ser utilizada para a mediação de conflitos em casos de violência doméstica, divórcio, guarda e alienação parental, “a constelação familiar é indicada para todas as pessoas maiores de 14 anos, classes sociais, e sem qualquer vínculo ou abordagem religiosa, podendo ser indicada para qualquer pessoa”.

A constelação familiar tradicional trabalha com um tema por sessão, já Andrea desenvolveu ao longo de mais de 3 mil atendimentos o Alinhamento Sistêmico, que é uma extensão da Constelação Familiar, mais amplo e abrangente. Essa abordagem permite incluir vários temas ao mesmo tempo, e muitas vezes, uma única constelação é suficiente para a vida toda.

A especialista explica que a Constelação Familiar é uma metodologia que ajuda a abordar questões não resolvidas nas relações familiares, entendendo que o sofrimento de uma pessoa pode estar ligado a eventos familiares do passado, como por exemplo padrões que se repetem geração a geração.

Além da Constelação Familiar, Andrea também trabalha com Constelação Empresarial, focada na análise das dinâmicas dentro de uma empresa. “Nesse contexto, aplicam-se as leis sistêmicas, mas os vínculos são diferentes. Na constelação empresarial, analisamos a estrutura da empresa, os departamentos e os conflitos existentes”, explica Andrea.

Segundo ela, é comum que problemas em uma empresa possam ser rastreados até o topo, afetando toda a organização. Além disso, destaca a importância da valorização dos funcionários e da inter-relação entre a família do proprietário ou gestor e a empresa.

“Não se trata apenas de descobrir problemas, mas de abrir novas perspectivas e encontrar soluções que beneficiem a todos envolvidos”, ela acrescenta.

Andrea Emboaba está oferecendo cursos e atendimentos para quem estiver interessado em aprender mais sobre Constelação Familiar e Alinhamento Sistêmico, e ou fazer uma sessão individual on-line . Ela convida todos a conhecerem as suas redes sociais onde ela explica detalhadamente o passo a passo da constelação familiar e para obter mais informações sobre os serviços e eventos futuros.

“Estou animada para ajudar mais pessoas a encontrar a paz e a resolução em suas relações familiares e profissionais. Acredito que, por meio de compreensão e comunicação, com a Constelação Familiar e do Alinhamento Sistêmico, podemos criar comunidades mais fortes e solidárias”, conclui Andrea.

Andrea Emboaba é uma experiente profissional de marketing em educação internacional que se tornou Terapeuta Integrativa e Especialista em Constelação Familiar e Organizacional depois de mais de 60 formações em desenvolvimento humano. Ela ministra cursos, workshops e mentorias sobre desenvolvimento humano e constelação sistêmica. Andrea também é autora de e-books e coautora de um livro sobre constelação. Ela é filiada a várias associações relacionadas ao seu campo de atuação.

Saiba mais sobre a especialista no link abaixo.
https://www.instagram.com/andreaemboaba

Share.