(Hall da escada com arte de Julia Cavalcanti Di Siqueira, instalação de grandiosos búzios simbolizando dois pulmões – ligando o Brasil à África)
Com o tema “A Oração do Negrinho e a Ressurreição de Sua Coroa sob o Céu Aberto do Rio Grande” e uma curadoria minuciosa, o espaço fará um mergulho no legado do Príncipe Custódio
O Camarote Portela é um dos locais mais concorridos da Sapucaí. Um dos grandes destaques do último ano foi a cenografia para além de suas paredes, transformando espaços que contaram histórias e provocaram emoções. O local destacou o enredo, que trouxe em cada ala o impacto do artista homenageado, e onde através de metáforas e simbolismo contou ao público como os Portelenses se sentem ouvindo a música do seu desfile.
Para esse ano, não poderia ser diferente. Assinada pela Mango, o Camarote Portela faz uma curadoria minuciosa do enredo "O Mistério do Príncipe do Bará – A oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande", e propõe um mergulho simbólico, espiritual e político no legado de Príncipe Custódio. Um legado que atravessou o tempo com presença espiritual, articulação política e impacto cultural, conectando religiosidade, resistência e identidade negra no Sul do Brasil.
Mergulhar na herança africana do Rio Grande do Sul é enfrentar camadas profundas de apagamento histórico e se mostrou o grande desafio para essa edição. Toda a curadoria artística e ocupação cenográfica se desenvolve sob a escuta atenta e a orientação de Jonathan Raymundo, professor, escritor e consultor para os desdobramentos e expressões da cultura preta neste projeto.

(O banheiro – um dos espaços icônicos do último ano, que homenageou Milton Nascimento – será recriado, mantendo o legado do artista nos próximos anos)
“Tratar com seriedade os enredos que nos são confiados nos engrandece como profissionais e transforma nossa cenografia em um verdadeiro mergulho imersivo, responsável e necessário. Unimos forças para abrir espaço, escuta e protagonismo, permitindo que artistas pretos e pensadores se expressem com autoridade, sensibilidade e verdade sobre o enredo. Assim nasce nossa curadoria artística: um processo minucioso, generoso e transformador para todos os envolvidos”, diz a diretora criativa Julia Paula.
O resultado é uma visualidade que honra o passado sem aprisioná-lo, criando pontes entre memória, arte e contemporaneidade. A estética preta não aparece como ornamento, nem como reprodução caricata. Ela é estrutura, narrativa e presença viva. Os espaços carregam ancestralidade sem recorrer ao clichê, ao exotismo ou à folclorização. É cotidiano, é político, é real.
Como primeiro ato, o camarote convidou Salemm, fotógrafa e diretora de arte de pensamento contra-colonial, conhecida como Fotogracria, para desenvolver um ensaio de fotos inspirado no enredo. Sua galeria, nomeada por ela, ocupará um dos principais buffets do espaço.

(Ensaio de fotos de Fotogracria no Camarote Portela)
Fotogracria trabalha a imagem como ferramenta de percepção e afirmação. Seu olhar constrói narrativas visuais a partir de quem vive os territórios, promovendo uma representação positiva, potente e complexa da favela. Corpo, música e identidade se cruzam em sua linguagem, reforçando a imagem como espaço de memória, presença e resistência.
O resultado é uma visualidade que honra o passado sem aprisioná-lo, criando pontes entre memória, arte e contemporaneidade.
“Mais do que ocupar um espaço, este Camarote escolhe reposicionar narrativas, devolver centralidade e honrar histórias que sempre estiveram aqui — mesmo quando tentaram apagá-las”, completa a arquiteta e cenógrafa Bárbara Boy.
Além disso, na subida para o segundo andar, que é sempre um ponto emblemático do Camarote -, haverá dois búzios gigantes da artista plástica Julia Cavalcanti Di Siqueira, que representam dois pulmões – ligando o Brasil à África.”Essas peças da Julia representam o Custódio, que liga os povos escravizados no Brasil com a sua terra de origem. Uma representação de elo. Junto vem uma frase sobre o oceano, que faz lembrar dessa ligação, dessa origem da Terra”.
PROGRAMAÇÃO
A programação do Camarote Portela começa no dia 13 de fevereiro, com a “Sexta-Abre Alas” recebendo a energia e o pagode de MARVVILA, seguindo pro sábado, dia 14, com grandes clássicos e dono de uma voz que marca gerações, Délcio Luiz e Velha Guarda da Portela convidando Teresa Cristina. Dia 15, Mauro Diniz é presença confirmada no domingo do Camarote Portela.
Já na segunda, dia 16, é dia de viver o samba com um dos grandes nomes da nossa geração, onde a Sapucaí vai pulsar em cada acorde com Xande de Pilares. Na terça-feira, o palco do Camarote recebe a voz marcante de Diogo Nogueira. Para fechar com chave de ouro, o Sábado das Campeãs, dia 21, terá o grupo que é sinônimo de samba e alegria: Revelação.
Seu ingresso dá direito a uma das melhores localizações no Setor 3, superfrisa, lounge superior, além de serviços de open bar e buffet liberados do início ao fim do evento. Um dos pontos fortes são os shows de grandes nomes do samba realizados nos intervalos dos desfiles. Também está incluso transporte de ida e volta, saindo do meeting point localizado no Hotel JW Marriott Copacabana, onde é possível retirar o ingresso e customizar o abadá. Os ingressos estão disponíveis.
SERVIÇO:
Camarote Portela
Apresentação: 13, 14, 15, 16, 17 e 21 de Fevereiro de 2026
Local: Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Endereço: R. Marquês de Sapucaí – Santo Cristo, Rio de Janeiro – RJ, 20220-007.
Classificação Etária: Somente será permitida a entrada de crianças menores de 05 (cinco) anos portando ingresso, devidamente acompanhadas pelo responsável legal e com a autorização do Juizado de Menores da Comarca da Capital
Taxa de Serviço Online: Sem taxa.
Limite de ingressos por CPF: 04 (por dia).
Para compras online: Parcelamento em 2x sem juros, 3x até 10x com juros e Pix.
Não será permitida, sob qualquer hipótese, a solicitação ou efetivação de cancelamento, estorno ou reembolso de ingressos no dia de realização do Evento.
ENSAIO TÉCNICO
Pela primeira vez aberto ao público, o Camarote Portela terá uma programação diferenciada durante o Ensaio Técnico do Grupo Especial, no segundo final de semana de fevereiro. Os amantes de Carnaval poderão ver, em primeira mão, o que suas escolas do coração estão organizando para o grande desfile de um dos pontos mais privilegiados da Sapucaí. Os ingressos já estão à venda para os dias 06, 07 e 08 de fevereiro, com Open Bar, Dj e Roda de Samba ao final do ensaio todos dias. Informações e ingressos aqui!!

